Linhas Cruzadas


Morada: 
Oficina Municipal do Teatro
3030-199 Coimbra
Portugal
Javascript is required to view this map.
Telefone: 
239 714 013

Linhas Cruzadas é um projeto que une quatro associações culturais de Coimbra. Tem por objetivo fomentar cruzamentos entre as atividades das quatro entidades e, através da articulação, cooperação e trocas artísticas, oferecer ao público de Coimbra um novo espaço de criação, experimentação e fruição das artes. Trata-se de um espaço real e concreto, constituído pelas casas das quatro estruturas, mas também de um espaço metafórico, constituído pelo imaginário evocado e gerado pelas obras criadas e apresentadas.

A programação do Linhas Cruzadas assenta no caráter de diferença e diversidade das atividades de cada estrutura, pretendendo-se um esforço contínuo de articulação das mesmas. Nesse sentido, as atividades tentam, num primeiro momento, constituir públicos e, num segundo momento, cruzar o público. A programação das quatro entidades estrutura-se a partir das tensões entre a face tradicional e a face inovadora de obras e práticas artísticas, a face histórica e a face atual, a face documental e a face ficcional, a face espontânea e a face cultivada e a partir dos cruzamentos desses aspetos.

No sentido de potenciar e aprofundar a cooperação artística e o cruzamento de públicos, foram lançados reptos por cada uma das entidades para a criação e programação de atividades conjuntas.

A primeira atividade do projeto foi o Conta-me como é, coordenada pel'O Teatrão, um desafio lançado com base em retratos pessoais sobre o país de quatro dramaturgos - Jorge Palinhos, Miguel Castro Caldas, Pedro Marques e Sandra Pinheiro. Decorreu em quatro fins de semana de fevereiro a maio de 2013 e passou pelas casas das quatro entidades.

O Território dentro de nós foi a segunda atividade comum, desta feita coordenada pelo Jazz ao Centro Clube, que decorreu na Baixa de Coimbra nos dias 13 e 14 de setembro de 2013. Agregou um conjunto de intervenções artísticas que refletiram sobre a cidade contemporânea e as desventuras do seu espaço público.

Occupy - Ocupar em nome de quê? foi o desafio lançado pela Casa da Esquina e que resultou numa programação diversificada que teve lugar em novembro de 2013. As atividades tiveram como mote os movimentos occupy e textos de autores contemporâneos que escreveram peças curtas em resposta à crise europeia, ao estado do capitalismo e às políticas de austeridade.

Em setembro de 2014 acontece Raukoon, a proposta do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra para os restantes parceiros, que convida artistas emergentes a dialogar com os consagrados, revisitando "Erased De Kooning Drawing", o inusitado desafio lançado em 1953 pelo então jovem artista Robert Rauschenberg a William De Kooning, pedindo que lhe cedesse um desenho para o apagar.

O CBR Linhas Art Lab, um dos 17 selecionados a nível nacional para o programa Partis da Fundação Gulbenkian, é um projeto de formação artística multidisciplinar para jovens adolescentes com um percurso já iniciado na atividade artística. Pretende desenvolver o seu currículo num ciclo de três anos, durante os quais o teatro, as artes plásticas, a música, a dança e a arte pública serão a base da aprendizagem e a relação com comunidade será o combustível dessa experiência.

Agenda - Linhas Cruzadas

Março 2024

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
25
26
27
28
29
1
2
 
 
 
 
 
 
 
3
4
5
6
7
8
9
 
 
 
 
 
 
 
10
11
12
13
14
15
16
 
 
 
 
 
 
 
17
18
19
20
21
22
23
 
 
 
 
 
 
 
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
 
 
 
 
31
1
2
3
4
5
6