Rádio Universidade de Coimbra


Morada: 
Rádio Universidade de Coimbra Apartado 1178
3001-501 Coimbra
Portugal
Telefone: 
239410410

HISTÓRIA DA RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA

1 de Março de 1986 é a data simbólica que marca os aniversários da Rádio Universidade de Coimbra, naquele que é também o dia da Universidade. No entanto, as origens desta secção cultural da Associação Académica de Coimbra mergulham na década de 40.

A RUC herdou do passado uma forma muito especial de fazer rádio, e é hoje um órgão de comunicação social único pelo seu papel formador e inovador.

Como tudo começou

Na década de 40, o Centro Experimental de Rádio, que era então uma das secção da Associação Académica de Coimbra, começou a formar técnicos e locutores. Foi por essa altura que, com as condições possíveis, se iniciaram emissões regulares. A difusão era feita em circuito interno e destinava-se às cantinas universitárias, sendo também ouvida na cidade.

Nasceu assim o sonho de criar uma rádio estudantil, até porque uma experiência anterior já tinha dado os seus frutos, à qual tinham chamado Rádio Universidade.

Durante vários anos, a RDP Emissora Nacional concedeu algum do seu tempo de antena aos estudantes. Estes preparavam, realizavam e gravavam os seus programas nos seus próprios estúdios, em fita magnética, para posterior divulgação no centro regional da RDP em Coimbra.

A concretização de um sonho

Os primeiros passos para a criação da Rádio Universidade de Coimbra que temos hoje foram dados em 1982, com a obtenção de meios técnicos capazes de garantir emissões regulares, nos 100 MHz. Deu-se também início ao processo de legalização, formalizado com um Pedido de Licenciamento de uma Estação Emissora, em 14 de Novembro de 1983.

No dia 1 de Março de 1986 foi criada a Rádio Universidade de Coimbra que anunciava os seguintes objectivos:

- Incentivar e dar formação radiofónica aos estudantes da Academia interessados em fazer Rádio, contribuindo para o aparecimento de novas formas de criatividade radiofónica, sendo sempre um espaço aberto ao experimentalismo.
- Desenvolver esforços conducentes à obtenção do Estatuto da RUC com a consequente atribuição da licença de radiodifusão.
- Cooperar com todas as estruturas da A.A.C. e Associações do país.
- Dar divulgação da Vida Académica (Avisos, Reuniões, Horários, Mapas de Exames, etc.).
- Contribuir para a crítica construtiva e contínua à Instituição Universitária.
- Fomentar o relacionamento entre os estudantes e a população de Coimbra.
- Divulgar os problemas e temas sobre educação, assim como temas e aspectos de índole mais geral.
- Apreciar criticamente todos os aspectos da actualidade local, nacional e internacional.
- Fazer informação completa, apoiada no rigor, isenção e objectividade.

A partir de 10 de Dezembro de 1986, começaram a ir para o ar os primeiros serviços noticiosos com carácter regular, que eram ouvidos após os sinais horários, entre as 21h e as 2h.

O alvará chegou finalmente em Setembro de 1988, data a partir da qual a RUC começou a emitir na frequência dos 107.9 FM durante 24 horas por dia. Se já era uma das poucas Escolas de Rádio do país, a Rádio Universidade de Coimbra tornou-se também o primeiro órgão de comunicação social inteiramente composto e gerido por estudantes universitários.

Uma história de sucesso

Desde então, a RUC tem cimentado as suas actividades em quatro frentes: formativa, informativa, académica e cultural:

Formativa
Com cursos periódicos de formação e reciclagem para locutores, redactores/locutores e técnicos. De acordo com o seu aproveitamento, estes integrarão ou não o efectivo da RUC. A RUC tem prestado realização de programas didácticos em colaboração com vários organismos (Aliance Française de Coimbra, o já extinto Goethe Institut de Coimbra, Instituto para a Defesa do Consumidor, Associação de Consumidores de Portugal, Administração Regional de Saúde, Amnistia Internacional, Instituto de Desenvolvimento e Inspecções das Condições de Trabalho, e várias entidades ligadas à Universidade de Coimbra).

Informativa
Através da divulgação do dia-a-dia da Universidade, da Cidade e da Região Centro. A RUC é um espaço priveligiado para o debate de questões académicas, associativas, e da educação em geral. É também um espaço de eleição para o desporto universitário e regional, emitindo em directo desde 2001 todos os jogos da Académica. A investigação jornalística foca problemas que afectam os estudantes, mas também dá destaque aos direitos humanos, direitos dos consumidores, e à ecologia.

Académica
A cobertura de todas as manifestações relacionadas com a Universidade de Coimbra, foi, é e sempre será, uma preocupação da RUC. São feitas transmissões das aberturas solenes das aulas, serenatas e saraus académicos, noites do parque, assembleias magnas, processos eleitorais para os corpos gerentes da AAC, reuniões do Senado Universitário, etc..

Cultural
Com uma programação musical de qualidade inegável, nas suas várias topologias, a RUC divulga ainda as mais diversas actividades culturais quer em Coimbra, quer no resto do país, com programas dedicados ao teatro, cinema, literatura. Nelas se contam as transmissão e organização de concertos e espectáculos (António Pinho Vargas, Rui Veloso, John Zorn, Ikue Mori e Mike Patton, Mão Morta), organização de festas populares, de Mostras de Música Moderna, recitais de poesia com o actor João Grosso (homenagem a Miguel Torga e aos poetas do orfeu), acompanhamento das Jornadas Lusófonas, e os Encontros de Fotografia.

Internet
É também pela internet que as ondas dos 107.9FM conseguem chegar aos vários cantos do mundo. A emissão online está disponível para os nossos ouvintes mais distantes.

Eventos deste promotor

Dezembro 2017

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
26
27
28
29
30
1
2
 
 
 
 
 
 
 
3
4
5
6
7
8
9
 
 
 
 
 
 
 
10
11
12
13
14
15
16
 
 
 
 
 
 
 
17
18
19
20
21
22
23
 
 
 
 
 
 
 
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
 
 
 
 
31
1
2
3
4
5
6